8.1.04

Não revolvas pedras miúdas




mais do que o leite, cândida
mais do que a água, branda
mais do que liras, harmônica
mais do que um cavalo, impetuosa
mais do que a rosa, frágil
mais do que um manto leve, imponderável
mais do que o ouro, áurea

agora estes versos vou cantar, lindamente,
para encantar as amigas

em Creta, era assim que as mulheres dançavam
ao som de músicas, cercando o divino altar,
pés delicados sobre as flores tenras da relva

a Lua já se pôs, as Plêiades também; é meia-
noite; a hora passa e eu,
deitada estou, sozinha

as ervilhas, áureas, despontavam nas margens

Afrodite em trono de cores e brilhos,
imortal filha de Zeus, urdidora de tramas!
eu te imploro: a dores e mágoas não dobres,
Soberana, meu coração

os que me condenam,
que o vento e suas aflições os carreguem


Safo (c. 625-580 a.C.). Seleção aleatória de fragmentos da lírica. Obra de referência Safo de Lesbos, Poemas e Fragmentos, trad. de Joaquim Brasil Fontes, 2003. Imagem: Charles-August Mengin, 1877.