6.6.15

2 poemas de Míriam Alves



INSONE OUÇO VOZES 

Calor afogueia 
os pensamentos de espera. Quando 
embalo na cama da noite 
insônia de séculos. 

Ouço ruídos de tambores 
sobressaltos alimentam 
meus pés 

Nos pensamentos de esperança
embalo na cama da noite
as dores de meu tempo

Ouço vozes 
emanadas dos exércitos humanos 
contidos. 

Na cama da noite 
movimento minhas mãos 
embalo medos, espanto-me 
diante do conhecido 

Nos pensamentos de espera 
solto minha rouca voz: 
bala de chumbo 

Nos pensamentos de esperanças 
espreito de olhos baços 
arregalados na insônia de aguardar 
a hora de entrar em ação. 



SABER DA CHAMA


Beber nesta chama
que esgueira silenciosa
tensa e dúbia
afogueando a garganta
aquecendo o berro
                o grito

Beber esta chama
sorvê-la
num só trago
senti-la derretendo
barreiras

Saber da chama
do caudal
da lava
da lama
vazando ardente
numa gota de palavra
pendurada num canto da boca
prometendo o encontro
na encruzilhada do amanhã.