9.5.17

Dentro de mim ninguém entra - José Castello





"A história é uma sutil narrativa ficcional de José Castello, que convida o jovem leitor de todas as idades a se enveredar no surpreendente universo criado por Arthur Bispo do Rosário, figura que escapa às nossas tentativas de definição", diz a editora neste livro de Castello lançado no final do ano passado. Uma produção impecável, da melhor qualidade, com um texto delicado e poético para o público infanto-juvenil, uma área em que o autor resolveu se arriscar e gostou da experiência. "Só que são os adultos que mais o leem", confessou-me ele por telefone.  Na grande imprensa passou meio que em branco, por que não estranho? Está na minha cabeceira para degustá-lo. O volume conclui com um ensaio biográfico sobre o artista Arthur Bispo do Rosário e é todo ilustrado com fotografias de suas obras que encontram-se preservadas no Museu Bispo do Rosário Arte Contemporânea, no Rio de Janeiro.

O início:

"Estou preso em uma cama de hospital. Os médicos me ligaram a uns fios, enfiaram umas agulhas em meu braço e eu já não posso me levantar. Dizem que fazem isso para cuidar de mim, mesmo assim me sinto um prisioneiro. Não sei se são os médicos que me prendem, ou se é a minha doença -- que, por sorte, eles garantem, não é grave. Mas alguma coisa me impede de voltar para casa."