27.9.11

Da urina faça-se luz




Protocolo do experimento:


Pegue uma Quantidade de Urina (para o Experimento, não menos do que 50 ou 60 Baldes cheios); deixe-a descansar em uma ou mais banheiras, ou em um Barril de Madeira de carvalho, até que ela apodreça e produza vermes, o que ocorrerá em 14 ou 15 dias. Depois, numa chaleira grande, coloque um pouco da urina para ferver em fogo alto e verta mais à medida que ela se consome e evapora e assim até que, ao final, toda a Quantidade seja reduzida a uma Pasta, ou um Carvão duro, ou uma Crosta, que é o que vai parecer; e isto pode ser feito em dois ou três Dias, se o Fogo for bem mantido, caso contrário pode levar Quinze dias ou mais. Então pegue a mencionada Pasta, ou Carvão; moa-o até virar pó e acrescente Água, até uns 15 Dedos de altura, ou quatro Vezes mais do que a quantidade de Pó; e ferva-os juntos por ¼ de Hora. Em seguida coe o Líquido num pano de lã; a sobra pode ser descartada, e o Licor coado deve ser fervido até formar um Sal, o que levará algumas Horas.

Após isso acrescente um pouco de Caput Mortuum (ou "cabeça da morte", encontrada em qualquer boticário) ao sal e adicione álcool à mistura resultante para que se transforme numa espécie de Papa.

Em seguida evapore tudo em Areia morna e restará um Sal vermelho ou avermelhado. Pegue este Sal, coloque-o numa retorta e, na primeira hora, comece com um Fogo brando; aumente-o na segunda, mais forte na 3ª e mais ainda na 4ª; depois prossiga, com o fogo mais alto que puder, por 24 Horas. Às vezes, pela Força do Fogo, 12 Horas são suficientes; porque quando vir o Recipiente branco brilhando com o Fogo e não houver mais Lampejos, ou como se fossem Rajadas de Vento que de vez em quando saíssem da retorta, o trabalho estará terminado. E pode-se, com Plumas, juntar o Fogo, ou raspá-lo com uma Faca, quando ele grudar.

O Fogo fica mais bem preservado num Recipiente de Chumbo, lacrado para não entrar Ar. Mas para vê-lo, também pode ser colocado num Vidro, em Água, onde ele brilhará no escuro...



Robert Hooke, membro da Royal Society, em anotações raras publicadas em 1726. Os alquimistas pesquisavam a pedra filosofal e acabaram descobrindo o phosphorus mirabilis, o maravilhoso portador da luz. Em William Derham, Philosophical Experiments and Observations of the Late Eminent Dr Robert Hooke FRS...and Other Eminent Virtuoso's of his Time, Londres, 1726.


-