22.7.09



Aos vinte e dois do mês de agosto de mil setecentos e oitenta e oito pelas onze e meia do dia no Oratório da cas....(ilegível) Francisco José Teixeira aplicação da Capella de Conceição da Barra filial desta Matriz de São João de El Rey por especial portaria de S Excelência Rev....(ilegível) ...de prezente e feitas as Canônicas deligencias sem se discubrir impedimento algum como consta da Provisão do Reverendo Doutor Vigário da Vara desta Comarca José Batista da Silva, o Reverendo Doutor Antonio Caetano de Almeida Villas Boas vigário collado desta freguesia em prezença das testemunhas Reverendo Francisco da Silva ......vares, O Capitão Antonio Ferreira Carneiro Antonio Moreira ...cellos e Felix Martins Ferreira administrou o Sacramento do Matrimonio que por palavras de prezente Celebraram = MANOEL DA COSTA RIOS filho legítimo de João da Costa Rios e de Josefa Carneiro Ferreira natural e batizado na Freguesia de São Christovam de Refojos Comarca de ........... Bispado do Porto e viúvo de sua primeira mulher Ana Rodrigues de Oliveira = ANA ESMÉRIA DE SOIZA filha legitima do dito Francisco José Teixeira e de Dona Ana Josefa de Soiza natural e batizada nesta Freguesia de São João de El Rey e logo lhes deu as bênçãos na forma do Ritual Romano.

O Coadjor. Joaquim Pinto da Silveira
Livro de casamentos da Matriz do Pilar e Capelas Filiadas


Sobre os noivos

Ana Esméria, primogênita de Francisco José Teixeira e Ana Josefa de Souza Monteiro, nasceu em 1775 em Conceição da Barra. Casou aos treze anos na Capela de Nossa Senhora da Conceição da Barra aos 22-8-1788 com Manoel da Costa Rios, viúvo de Ana Rodrigues de Oliveira, nascido em 31-03-1758, no lugar de Ventorella, freguesia de São Cristóvão de Refojos, Concelho de Santo Tirso, Distrito do Porto, filho legítimo de João da Costa Rios e Josefa Ferreira Carneiro.

Manoel faleceu em 25-12-1812. Deixou seis filhos legítimos com idades entre 12 e 18 anos e uma filha natural, Maria Tereza Rios, havida enquanto solteiro, que alcançou sentença de paternidade e consequentemente figurou no rol de herdeiros. Era casada com João Pereira de Araújo e em 1841 estava viúva. Ana Esméria faleceu na sua fazenda Bom Jardim no Curato de Nossa Senhora da Conceição da Barra em 6-5-1842.

Ana Esméria e Manoel tiveram:

1- Mariana Osória Teixeira de Souza
2- Antonio Teixeira da Costa Rios
3- Maria Esméria Teixeira de Souza
4- João Evangelista de Souza
5- Ana Josefa de Souza
6- Delfina Matildes de Souza




FIM