9.1.07




Alô, alô, Rio de Janeiro: após o lançamento em Brasília, paco cac, ou Paulo Custódio, poeta e professor de literatura carioca, convida para o lançamento do Revistas Literárias Brasileiras nesta quinta-feira na livraria do Museu da República. Como explica o autor na introdução do livro, a edição do primeiro volume do livro Revistas Literárias Brasileiras busca resgatar e registrar às futuras gerações a memória de publicações nas suas mais diversas formas de produção e projetos estéticos. Este primeiro volume comprende o período de 1970 a 2005, com 142 títulos. Neste trabalho não estão incluídas as revistas acadêmicas vinculadas às universidades federais, estaduais e privadas e as editadas pelas academias municipais e estaduais de letras. O ano de 1970 marca o começo desta investigação por ter sido o ano em que a censura prévia a períodicos , à imprensa e à encenação de peças teatrais foi ratificada no Brasil.
É isso. Eu recomendo pelo tema e por ser o Paco, velho amigo na batalha de publicações independentes. Lá pelos anos 1980 editamos uma revista literária chamada Gandaia da qual participaram um bando de poetas, entre eles Rubens Figueiredo (sim, na época ele era poeta e traduzia poemas de e. e. cummings), Antônio Fernando Borges (hoje machadiano), Cesar Cardoso (hoje ainda poeta e redator de humor), Claufe Rodrigues (antes de ser Camaleão do Pedro Bial) e muitos outros de que não lembro agora. A revista durou uns 7 números, coisa rara na época. Hoje Paco mora em Brasília e é lá que persiste com seus projetos sempre voltados para a divulgação da poesia e de poetas.
Ah, sim, Paco avisa que quem estiver interessado em conhecer e trocar informações sobre as revistas poderão entrar em contato com ele, é só escrever para pacocac@terra.com.br. Vamos lá?


-------------