1.11.05

anotações de leitura, rabugices & afins


* estatísticas: um americano nascido nos anos 1990, ao completar 75 anos terá produzido 52 toneladas de lixo, consumido 193 milhões de litros de água, 3.375 barris de petróleo, gasto energia equivalente a 6 mexicanos, 38 indianos e 531 etíopes.

* as crianças americanas gastam 24,4 bilhões de dólares por ano; os adultos, 300 bilhões. calcula-se que um adolescente americano já tenha sido exposto a 360 mil anúncios de propaganda; e 93% das adolescentes americanas afirmam que seu hobby predileto é fazer compras (foi a Carla Peres que disse em entrevista que o hobby favorito dela era "cor-de-rosa"? sim, meninos, eu ouvi. como ouvi há tempos uma entrevista de Gal na rádio JB: "Gal, o que é para você o transcendental?", "Ah, é aquela coisa lá das montanhas").

* Hollywood produz 85% dos filmes assistidos no mundo.

* Quase 1/2 da população americana está acima do peso. "A América obesa faz a África morrer de fome para manter estável o peso corporal da humanidade", no The Washington Lost.

* Em 1983, 50 grandes empresas controlavam a mídia americana. Em 2000, esse número caiu para 6.

* "A população idosa saudável dos EUA é o único recurso natural do país que está aumentando" (Marc Freedman).

* Miguel, Miguel, não tens abelha e vendes mel.

* Febre maculosa? Carrapato-estrela? Onde isto vai parar? Já morei em Itaipava poucos anos atrás, os carrapatos eram mansos então. Como uma pousada pretensamente chique mantém cavalos infestados de carrapatos? Conheci a Capim Limão, ex- Capim Santo, quando fui lá no restaurante estudar o cardápio, visitar. Preços salgados e em 2 minutos que fiquei na varanda do restaurante fui mordida por uma infinidade de mosquitos. Dei meia-volta e saí me coçando. O turismo brasileiro é curioso, abre-se centenas de pousadas, restaurantes, cafés e shoppings, o resto não interessa. Itaipava vai penar, já não andava bem das pernas por conta da violência na Linha Vermelha. Enfim... Brasil, terra do Opportunity. Cherchez la vache! Cherchez la vache!

* frase durante o sonho: Eu não queria escrever hotel com agá.

* mais de Luiza Neto Jorge: "por que envelheço, adoeço, esqueço/ quanto a vida é gesto e amor é foda;/ diferente me concebo e só do avesso/ o formato mulher se me acomoda."

* "Couto cuidado com os mitômanos! Nós estamos cercados de mitômanos!! Há mitômanos no jornalismo, na política, na literatura. Eles penetram em nossas casas!!! É horrível." Disse-o Manuel Bandeira em carta de 1926 a Ribeiro Couto.

* " Meu fotogênico C. R. Não se envaideça com o qualificativo. Ele transcende a iconografia pessoal. Fotogênico aqui vai como sinalação de indivíduo de precisos contornos, de acentuadas feições típicas, de robustas formas psicológicas e morais. Quero dizer sujeito nada evasivo, impressionista ou enervado de hesitações, problemas e hamléticos escrúpulos. Não. Você quando é, é. É mais do que o princípio de identidade. É o princípio de adesão." (Oswald de Andrade na mordaz crônica "Bilhete aberto"publicada no Correio da Manhã, anos 40. O C. R., a quem ele se dirige, é nada mais nada menos que o poeta Cassiano Ricardo, então diretor do DIP, departamento de imprensa e propaganda do governo getulista, que exercia a função de censor dos meios de comunicação.


* e pra finalizar, um poeminha saído do forno agora:


Pôquer literário


-- Aposto um Lúcio Cardoso.

-- O teu Lúcio mais 2 Rubens Fonseca.

-- Passo.



------