5.3.04




Sñor


Posto que o capitam moor desta vossa frota e asy os outros capitaães screpuam a vossa alteza a noua do achamento desta vossa terra noua que se ora neesta nauegaçam achou, nom leixarey tambem de dar disso minha comta a vossa alteza asy como eu milhor poder ajmda que pera o bem contar e falar o saiba pior que todos fazer. Pero tome vossa alteza minha jnoramcia por boa vomtade, a qual bem certo crea que por afremosentar nem afear aja aquy de poer mais ca aquilo que vy e me pareceo: Esta terra Sñor me parece que da ponta que mais contª o sul vimos ataa outª ponta que contª o norte vem de que nos deste porto ouvemos vista, sera tamanha que avera neela bem 20 ou 25 legoas per costa. Traz ao lomgo do mar em alguas partes grandes bareiras delas vermelhas e delas bramcas e a terra per cima toda chaã e mujto chea de grandes arvoredos. De pomta e pomta he toda praya parma mujto chaã e mujto fremosa. Pelo sartaão nos pareceo do mar mujto grande porque a estender olhos nõ podiamos veer se nõ terra e arvoredo que nos parecia muy longa terra. Neela ataa agora nõ podemos saber que aja ouro nem prata nem cousa de metal nem de fero, nem lho vjmos. Pero a terra em sy he de mujto boos aares frios e tenperados e agoas sam mujtas jmfimdas. E em tal maneira he graciosa que querendoa aproveitar darsea neela tudo per bem das agoas que tem.

Beijo as maãos de vossa alteza.
Deste Porto Seguro da vossa jlha de Vera Cruz oje sesta feira primeiro de mayo de 1500

Corto Maltese